Soluções

Aditivos para Cimento, Argamassa e Concreto

- Você precisa desmoldar formas metálicas?

O recomendado é um desmoldante e protetor de origem vegetal para formas metálicas.

Produtos com essa finalidade são utilizados para facilitar a retirada das fôrmas em concretagem de peças de concreto pré-moldado e obter alta qualidade da peça de concreto.

- Você precisa melhorar a aderência dos revestimentos em paredes e pisos?

Para melhorar a aderência de argamassas (rebocos, emboço, regularização, contrapiso) de chapiscos e reparos, o produto indicado é um adesivo polimérico para argamassa para aplicar sobre concreto liso, blocos cerâmicos e substratos de gesso.

Sabe-se que o chapisco é uma etapa extremamente importante do revestimento, seja de uma alvenaria interna ou mesmo de uma fachada, pois se trata da ponte de aderência entre a base de aplicação e o revestimento.

- Você precisa impermeabilizar uma argamassa para evitar que infiltre água através das paredes ou pisos?

Recomenda-se a utilização de um aditivo líquido impermeabilizante que misturado às argamassas ou concreto reage com o cimento, bloqueando os capilares da estrutura, interrompendo a absorção da umidade em áreas abaixo do nível do solo. Proporciona a sensível redução da permeabilidade e absorção capilar em concretos e argamassas, agindo por hidrofugação.

- Você precisa estancar infiltrações em tanques, reservatórios ou paredes?

A utilização de um aditivo líquido de pega ultra-rápida é indicado para tamponamento de infiltrações, mesmo com grande pressão hidráulica. Todavia, é uma solução temporária, ou seja, apenas permite que a impermeabilização definitiva seja feita com calma.

- Você precisa impermeabilizar uma argamassa e melhorar a plasticidade e resistência?

Para a elaboração de todos os tipos de argamassas impermeáveis para reboco, piso, reparo e assentamento, o ideal é a utilização de um aditivo líquido impermeabilizante e plastificante para argamassa sem a necessidade de aumentar a água utilizada no preparo. Por ser líquido, facilita o trabalho, proporcionando economia de material, rapidez na execução e excelente acabamento do serviço.

- Você necessita evitar que a forma de madeira possa aderir ao concreto e reaproveitá-la muitas vezes.

Especialmente recomendado um agente desmoldante para evitar à aderência dos concretos e argamassas a forma de madeira ou absorvente. O produto forma uma fina camada entre o concreto e as fôrmas, impedindo a aderência entre ambos e facilitando a limpeza e remoção das fôrmas sem danificar as superfícies e arestas do concreto.

Sistemas de impermeabilização

- Você quer evitar ou tem infiltrações de água em lajes ou terraços?

Lajes de cobertura, calhas, telhados ou terraços são diretamente expostos à incidência de chuvas, sofrendo ainda com a ação do sol. Por esta razão, a impermeabilização destas áreas requer um produto que, além de estanque, acompanhe as movimentações da estrutura, decorrentes, inclusive, das variações de temperatura, e que ainda auxilie no conforto do ambiente, reduzindo as temperaturas internas. Para impermeabilização destas lajes use:

Impermeabilizantes flexíveis:

  • base de elastômeros (não expostas ao tempo);
  • base de polímeros acrílicos puros (não sujeitas a tráfego);
  • base de resina acrílica (paredes externas e fachadas).

Manta asfálticas - apresentam excelente impermeabilidade, flexibilidade e aderência.

  • estruturada com polietileno de alta resistência;
  • estruturada com poliéster de alta resistência;
  • estruturada com polietileno, revestida com filme de alumínio;
  • estruturada com poliéster, revestida com filme de alumínio;
  • base de asfaltos e polímeros especiais.

- Como impermeabilizar o alicerce e as primeiras fiadas da alvenaria.

O alicerce e as primeiras fiadas de alvenaria requerem grande cuidado em sua impermeabilização, por causa de sua proximidade ao solo e da maior exposição desta área à batida de água de chuva, que tornam as paredes muito vulneráveis à umidade.

Uma das opções para a solução destes problemas é o uso de um aditivo líquido impermeabilizante no concreto, na argamassa de assentamento das primeiras fiadas de alvenaria e na argamassa de revestimento. Esse tipo de aplicação reduz a permeabilidade da argamassa.

Outra opção para estes tipos de problema é a utilização de argamassa polimérica, que tem por objetivo criar uma película impermeável.

- Como impermeabilizar áreas molhadas?

Cozinhas, banheiros, áreas de serviço e varandas precisam ser devidamente impermeabilizados, prevendo-se sua frequente exposição à água, em seus respectivos usos e à lavagem para a limpeza dessas áreas.

Recomendamos o uso de concreto e/ou argamassa com aditivo líquido impermeabilizante para a execução de contrapisos e regularizações, reduzindo assim a permeabilidade.

Após a execução do contrapiso, aplicar uma argamassa pronta para impermeabilização ou uma argamassa polimérica em todo o piso, criando uma barreira impermeável por formação de película.

Argamassas Prontas

- Precisa impermeabilizar reservatório e estruturas enterradas?

Um revestimento impermeabilizante à base de resinas e cimentos para uso em concreto, argamassa ou alvenaria de alto desempenho. É indicado para impermeabilização de áreas com constante presença de água ou áreas permanentemente úmidas.

- Precisa reparar elementos estruturais de concreto?

Recomenda-se a utilização de uma argamassa bicomponente formulado à base de cimento, agregados finos selecionados, aditivos especiais e polímeros acrílicos que, quando misturados, resultam numa argamassa de consistência tixotrópica, coesa e facilmente moldável e elevada aderência ao substrato.

Pode ser aplicado para reparos superficiais em elementos estruturais de concreto, tais como pilares, vigas e lajes de concreto e/ou revestimento generalizado de superfícies de concreto visando à recuperação e/ou reconstituição da superfície do concreto ou o aumento da espessura de cobrimento.

- Precisa de um revestimento impermeabilizante flexível?

Utiliza-se um impermeabilizante flexível, bicomponente, formulado à base de resinas termoplásticas e cimentos aditivados que, em composição, resultam uma membrana de polímero modificado com cimento de excelentes características de resistência e impermeabilidade.

É indicado para impermeabilização de torres de água e reservatórios elevados, piscinas, tanques de água potável.

Grautes

- Como recuperar e reforças estruturas de concreto?

Em muitas situações, o concreto degrada-se naturalmente ao longo do tempo ou por causa de ações externas e falhas de execução. Como elemento estrutural de suma importância para a segurança, o concreto deve ser devidamente recuperado.

- Você precisa de uma argamassa para grauteamento?

É necessário utilizar uma argamassa pré-dosada composta de cimento, areia de quartzo de granulometria selecionada e aditivos especiais convenientemente dosados.

Adesivos Epoxídicos

- Precisa colar, ancorar ou fixar elementos construtivos na estrutura?

O adesivo estrutural à base de resina epóxi, de alta viscosidade, tixotrópico bicomponente, alto desempenho é utilizado para colagem entre concreto velho e concreto novo, fixação de apoios estruturais, chumbadores, ancoragem de cabos, reparos em arestas de concreto aparente, trincas e defeitos superficiais, colagem de peças soltas de azulejos em piscinas com água.

Assentar e Rejuntar

- Como assentar e rejuntar cerâmicas em áreas externas

As áreas externas residenciais, como garagens, ao redor de piscinas e laterais da casa, estão submetidas a condições climáticas adversas, como incidência de sol, chuvas e choques térmicos. Peças cerâmicas e argamassas podem ficar expostas a dilatações e deformações, por isso essas áreas exigem uma argamassa adequada.

Nessas condições, é necessária uma argamassa colante com boa aderência.

- Como assentar cerâmicas em banheiros, cozinhas e lavanderias.

Em ambientes com forte presença de água, como banheiros, cozinhas e lavanderias, devem ser utilizados materiais que confiram segurança na impermeabilização.

Para essas áreas, a solução é uma argamassa colante impermeável que contenha aditivos que reforçam o combate à umidade vinda do solo ou causada pela água nos ambientes.